sábado, 1 de setembro de 2012

Infecção respiratória



A infecção respiratória ou infecção pulmonar, é uma doença que pode atingir indivíduos de todas as idades, mas que é mais comum nas crianças, idosos e imunossuprimidos. Elas podem ser de origem bacteriana ou viral como por exemplo a amigdalite, otite, rinofaringite, sinusite, pneumonia e a bronquiolite.
Em geral, vírus são responsáveis pelo resfriado comum e alguns tipos de pneumonia. Já as bactérias, geralmente, são responsáveis por infecções respiratória mais graves e podem provocar sinusite ou pneumonia, e merecem um cuidado especia
Tratamento
1. No tratamento de uma infecção respiratória, é importante humidificar as vias aéreas. Deve fazê-lo através da aplicação de soro fisiológico no nariz. Para desobstruir mais facilmente, deve colocar o soro fisiológico com a cabeça do bebé ligeiramente inclinada.

2. Perante sinais de dificuldade respiratória, faça vapores em casa, na sua casa de banho, ligando a torneira de água quente. Por vezes, basta o vapor da água quente para desobstruir as vias aéreas. «O vapor torna as secreções mais líquidas, o que vai fazer com que sejam mais facilmente expulsas», explica a fisioterapeuta Inês Fiuza. Depois dos vapores, não deve deitar de imediato o seu filho. Faça uma brincadeira que o mantenha activo por uns minutos, para que possa expulsar as secreções.

3. Quando o seu filho estiver deitado, eleve-lhe a cabeça, colocando uma almofada. «Uma posição inclinada liberta as vias aéreas, favorecendo a respiração», esclarece a fisioterapeuta.

4. Controle o funcionamento intestinal do seu filho. Mantenha o seu filho hidratado, faça com que ele beba frequentemente líquidos. Em caso de obstipação, reforce o aporte hídrico.
O tratamento para a infecção respiratória é feito com a toma de asntibióticos, por 7, 10 ou 14 dias. Além disso, pode ser necessário medicamentos para a dor e para baixar a febre.
Indivíduos internados no hospital podem ainda fazer fisioterapia respiratória para aliviar os sintomas, através da retirada das secreções pulmonares.
De acordo com a Organização mundial de saúde (OMS), a desnutrição infantil, o baixo peso à nascença, a falta de amamentação materna e a poluição do ar são alguns fatores que aumentam as chances de uma criança desenvolver infecções respiratórias.
Prevenção
Qualquer infecção que dificulta a respiração é motivo de grande desconforto. Você pode evitar a maioria das infecções respiratórias tomando algumas precauções simples, mas algumas delas podem exigir medidas mais pró-ativas. Siga as dicas desse artigo e você respirará com mais facilidade no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário