sábado, 1 de setembro de 2012

Pneumonia



Pneumonia é uma doença inflamatória no pulmão—afetando especialmente os sacos de ar microscópicos (alvéolos)—associada a febre, sintomas no peito e falta de espaço aéreo (consolidação) em uma radiografia de tórax. A pneumonia é geralmente causada por uma infecção, mas há uma série de outras causas. Os agentes infecciosos são: bactérias, vírus, fungos e parasitas.
Os sintomas típicos incluem tosse, dor torácica, febre e dificuldade para respirar. As ferramentas de diagnóstico incluem raios-X e exame de escarro. Vacinas para prevenir alguns tipos de pneumonia estão disponíveis. O tratamento depende da causa fundamental com presunção de pneumonia bacteriana podendo ser tratada com antibióticos.
Embora a pneumonia tenha sido considerada por William Osler, no século XIX, "a capitã da morte dos homens", o advento da terapia com antibióticos e vacinas, no século XX, tem trazido melhores resultados no que se refere a sobrevivência. Entretanto, no terceiro mundo e entre os muito idosos, os muito jovens e os doentes crônicos, a pneumonia continua a ser uma das principais causas de morte.
Tratamento
É importante seguir o plano de tratamento, tomar todos os medicamentos como prescrito, e ter cuidados médicos de acompanhamento. Embora o paciente possa começar a sentir-se melhor em alguns dias ou semanas, a fadiga pode persistir por um mês ou mais. Pessoas tratadas no hospital podem precisar de pelo menos 3 semanas antes de voltar à rotina normal. 
Prevenção
A pneumonia pode ser muito séria e até fatal. Quando possível, tome medidas para prevenir a infecção, especialmente se estiver em grupo de alto risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário