As UNG podem ser causadas por vários microorganismos, tais como: Tricomonas vaginalis, Cytomegalovirus, C. albicans e Chlamydia trachomatis. Este último é o agente etiológico mais freqüente.
As Chlamydias são microorganismos gram negativos com características semelhantes às bactérias, das quais diferem por serem parasitos intracelulares obrigatórios e possuirem DNA e RNA no seu citoplasma. Atualmente, são conhecidos 15 sorotipos da C. Trachomatis, dos quais, D e K são responsáveis pelas afecções urogenitais.
Ou também são uretrites não gonogocócicas (UNG) as uretrites sintomáticas cujas bacterioscopias pela coloração de Gram e/ou cultura, são negativas para o gonococo.
Vários agentes têm sido responsabilizados por estas infecções, incluindo: Chlamydia Trachomatis, Ureaplasma urealyticum, Candida albicans, Gardnerella vaginalis, Trichomonas vaginalis dentre outros.
A C. trachomatis é o agente mais comum de UNG. É uma bactéria, obrigatoriamente intracelular, que também causa o tracoma, a conjuntivite por inclusão de recém nascido e o linfogranuloma venéreo.
Estima-se que dois terços das parceiras estáveis de homens com UNG hospedem a C. trachomatis no endocérvix e podem reinfectar seu parceiro sexual se permanecerem sem tratamento.
Tratamento
Azitromicina 1 g, V.O., dose única; ou
Doxicilina 100 mg, V.O., de 12/12 horas, durante 7 dias; ou
Oflaxacina 200 mg, V.O., de 12/12 horas, durante 7 dias; ou
Tetraciclina 500 mg, V.O., de 6/6 horas durante 7 dias.
Os (as) parceiros (as) sexuais devem receber o mesmo regime de tratamento que os pacientes
Prevenção
O esteio da prevenção é o uso de preservativo juntamente com outras medidas, como seleção adequada do parceiro e evitar promiscuidade sexual.
Sintomas
Nos homens, a uretrite em geral começa com uma secreção purulenta da uretra, quando a causa é o microrganismo gonococo, ou com um exsudato mucoso quando se trata de outros microrganismos. Outros sintomas de uretrite são dor durante a micção e uma frequente e urgente necessidade de urinar. Uma infeção da vagina pode provocar dor durante a micção à medida que a urina, que é ácida, passa por cima dos lábios inflamados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário