A fenilcetonúria é um erro inato no metabolismo causado pela deficiência da enzima fenilalanina hidroxilase, enzima responsável por catalisar a conversão do aminoácido essencial fenilalanina no aminoácido tirosina. Devido a deficiência da enzima, há um acúmulo de fenilalanina, que é tóxica para o sistema nervoso central.
A deficiência da enzima é causada por mutações no gene PAH. É necessário que os dois alelos do gene apresentam a alteração, portanto, é uma condição autossômica recessiva.
Na forma clássica, quando não é feito o tratamento correto, a fenilcetonúria pode levar a deficiência intelectual severa, além de microcefalia, convulsões, alterações de comportamento e eczema. Os sintomas se desenvolvem ao longo dos meses após o nascimento, conforme o aumento do acúmulo de fenilalanina.
Há formas mais atenuadas da condição, que variam de acordo com dosagens de fenilalanina.
Diagnóstico
A fenilcetonúria pode ser detectada precocemente em recém-nascidos pelo teste do pezinho, exame gratuito fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 1992. É de fundamental importância a realização do teste, que deve ser realizado preferencialmente entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. Caso um aumento no nível sérico de fenilalanina seja identificado, é iniciado o protocolo de confirmação diagnóstica e tratamento.
Tratamento
O tratamento de fenilcetonúria é feito primariamente a partir de dieta com restrição de fenilalanina, com o objetivo de diminuir os níveis séricos do aminoácido e prevenir as complicações neurológicas
O seguimento dos pacientes deve ser feito de forma multidisciplinar, em acompanhamento com médico geneticista e nutricionista, para a prescrição de dieta adequada que supra as necessidade do paciente e não agrave a condição.
Gestantes portadoras de fenilcetonúria precisam de controle especial durante a gestação. O acúmulo de fenilalanina é tóxico para o bebê e pode gerar restrições de crescimento intrauterino, microcefalia, alterações cardíacas e alteração no desenvolvimento neurológico.
Serviços para assistência a pessoas com fenilcetonúria
Se você já tem diagnóstico de fenilcetonúria ou de alguma doença rara, ou apresenta sintomas e/ou tenha características de alguma patologia, entre em contato com a Casa Hunter. A instituição auxiliará você desde a detecção de um diagnóstico correto e específico até na defesa de seus direitos junto ao SUS e/ou planos de saúde, para garantir um tratamento de qualidade.
A Casa Hunter conta com equipe de profissionais capacitados, tendo um Departamento especializado em processos administrativos que buscam acesso aos seus direitos. O atendimento não tem custo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário