O glioblastoma multiforme é um tumor de crescimento rápido que afecta o cérebro, ou menos frequentemente a medula espinhal. Estes tumores desenvolvem-se a partir de células gliais que formam o tecido de suporte do sistema nervoso central. O glioblastoma multiforme pode também ser denominado glioblastoma ou astrocitoma de grau IV.
Ao aumentar de volume, o tumor cerebral comprime e invade o tecido cerebral ou outras estruturas, podendo interferir com o funcionamento cerebral normal. Deste modo, um tumor cerebral pode interferir com:
- o pensamento
- a memória
- as emoções
- os movimentos
- a visão
- a audição
- o tacto.
Os cientistas desconhecem qual a causa da maior parte dos tumores cerebrais; contudo, estão a procurar compreender melhor a biologia do glioblastoma multiforme e a tentar identificar possíveis factores de risco ambientais, ocupacionais, familiares e genéticos.
Tratamento
Infelizmente, neste momento, não existe uma terapêutica curativa para o glioblastoma. O tratamento visa essencialmente:
- o alívio da dor e dos sintomas
- a melhoria da qualidade de vida
- o aumento da sobrevivência.
O tratamento depende da situação clínica e das condicionantes pessoais do doente. Este geralmente inclui cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Cirurgia. Na maior parte dos casos, a cirurgia constitui a primeira etapa do tratamento, tendo por objectivo a remoção da maior quantidade possível do tumor proporcionando assim um alívio sintomático. A intervenção cirúrgica permite igualmente que se proceda a um exame do tecido tumoral com o intuito de confirmar o diagnóstico de glioblastoma.
Por vezes, nos casos em que o estado geral do doente não permite a cirurgia, opta-se apenas pela realização de uma biópsia para confirmação do diagnóstico.
Os glioblastomas crescem como tentáculos, invadindo o tecido cerebral circundante, pelo que é muitas vezes inviável a sua remoção completa. Por este motivo, o plano de tratamento inclui, de um modo geral, uma terapêutica adicional para destruir as células cancerosas remanescentes.
Radioterapia. A radioterapia utiliza feixes de raios X de alta energia para interromper ou diminuir a velocidade de crescimento do tumor, sendo os doentes geralmente submetidos a este tipo de tratamento após uma biopsia ou intervenção cirúrgica.
A radioterapia por feixe externo utiliza raios X de alta potência dirigidos ao tumor e aos tecidos circundantes a partir de uma fonte situada no exterior do corpo. Outra abordagem possível é a denominada radioterapia intersticial ou braquiterapia, quando neste caso, as substâncias radioactivas são introduzidas directamente no tumor.
Quimioterapia. Para interromper o crescimento das células cancerosas pode ser usada a quimioterapia através de medicamentos que tomados por via oral, administrados por via endovenosa ou intramuscular ou inseridos directamente na área tumoral.
Alguns medicamentos utilizados na quimioterapia destroem as células cancerosas ou evitam que elas se reproduzam, enquanto outros apenas alteram o comportamento do tumor ao modificarem o meio ambiente envolvente.
Encontram-se disponíveis diversos medicamentos para ajudar a tratar os sintomas do glioblastoma. Estes medicamentos podem reduzir o edema que circunda o tumor, controlar as convulsões e diminuir as náuseas e os vómitos.
Prevenção
Actualmente, não se conhece qualquer forma de prevenir o glioblastoma. Contudo, alguns factores de risco podem aumentar a probabilidade de desenvolvimento de um tumor cerebral, incluindo a história de tratamento prévio com radioterapia cerebral e determinadas doenças hereditárias.
Tenho 55 anos, sou coreano, fui diagnosticado com câncer de fígado em segundo estágio após um exame agendado para monitorar a cirrose hepática. Eu tinha perdido muito peso. Uma tomografia computadorizada revelou três tumores; um no centro do fígado em tecido danificado e dois em porções saudáveis do meu fígado. Nenhum tratamento de quimioterapia ou radioterapia foi prescrito devido à minha idade, ao número de tumores no fígado. Um mês após o meu diagnóstico, comecei a tomar 12 suplementos de Salvestrol (350 pontos) por dia, proporcional ao meu peso corporal. Compreendeu seis cápsulas Salvestrol Shield (350 pontos) e seis cápsulas Salvestrol Gold (350 pontos), distribuídas ao longo do dia, tomando duas de cada cápsula após cada refeição principal. Esse nível de suplementação com Salvestrol (4.000 pontos por dia) foi mantido por quatro meses. Além disso, iniciei um programa de exercícios respiratórios, exercícios de chi, meditação, alongamento e prevenção de estresse. Devido à variedade de condições de que sofri, recebi exames médicos em andamento. Onze meses após o início da suplementação com Salvestrol. Mas todos inválidos, então eu continuo procurando uma cura à base de plantas on-line que, como me deparei com um testemunho apreciando o Dr. Itua sobre como ele curou seu HIV / Herpes, entrei em contato com ele por e-mail que ele listou acima, o Dr. Itua me enviou o remédio herbal dele para o câncer beber por duas semanas para curar Eu paguei pela entrega, então eu recebi meu remédio herbal e bebi por duas semanas e fui curado até agora, estou totalmente livre de câncer, aconselho você a entrar em contato Dr. Itua Herbal Center no e-mail ... drituaherbalcenter@gmail.com. Número WhatsApps ... + 2348149277967. Se você sofre de Doenças listadas abaixo, Câncer, HIV / Aids, Herpes Vírus, Câncer de bexiga, Cérebro, Câncer retal do cólon, Câncer de mama, Câncer de próstata,
ResponderExcluirCâncer de esôfago, Câncer de vesícula biliar, Doença trofoblástica gestacional, Câncer de cabeça e pescoço, Linfoma de Hodgkin
Câncer intestinal, Câncer renal, Leucemia, Câncer de fígado, Câncer de pulmão, Melanoma, Mesotelioma, Mieloma múltiplo, Tumores neuroendócrinos, Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de ovário, Câncer de seio, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer na coluna vertebral, Câncer de estômago, Câncer de testículo, Câncer de garganta, Câncer de tireóide, Câncer uterino, Câncer vaginal, Câncer vulvar, Hepatite, Doença crônica. Lúpus, fibromialgia.