sábado, 1 de setembro de 2012

Bronquite aguda



Bronquite aguda é frequentemente causada por vírus que infectam o epitélio dos brônquios, resultando em inflamação e aumento da secreção de muco. Tosse, um sintoma comum de bronquite aguda, desenvolve-se em uma tentativa de expulsar o excesso de muco dos pulmões. Outros sintomas comuns incluem dor de garganta, corrimento e congestão nasal (coriza), baixo grau de febre, pleurisia, mal-estar, e a produção de catarro.
Ela geralmente se desenvolve durante o curso de uma infecção respiratória, como a gripe comum. Cerca de 90% dos casos de bronquite aguda é causada por vírus, incluindo o rinovírus, adenovírus e influenza. Bactérias, incluindo Mycoplasma pneumoniae, Chlamydophila pneumoniae e Bordetella pertussis, representam cerca de 10% dos casos
O Tratamento para bronquite aguda é principalmente sintomático. Anti-inflamatórios podem ser usados ​​para tratar a febre e dor de garganta. Descongestionantes podem ser úteis em pacientes com congestão nasal, e expectorantes pode ser utilizado para soltar muco e catarro. Mesmo sem tratamento, a maioria dos casos de bronquite aguda resolve rapidamente
Apenas cerca de 5-10% dos casos de bronquite são causadas por uma infecção bacteriana. A maioria dos casos de bronquite são causadas por uma infecção viral e são limitadas e se resolvem em poucas semanas. Como a maioria dos casos de bronquite aguda é causada por vírus, os antibióticos não devem ser usados, desde que sejam eficazes apenas contra as bactérias. Uso de antibióticos em pacientes sem infecções bacterianas promove o desenvolvimento de bactérias resistentes aos antibióticos , o que pode levar a uma maior morbidade e mortalidade . No entanto, mesmo em casos de bronquite viral, os antibióticos podem ser indicados em alguns pacientes, a fim de prevenir a ocorrência de infecções bacterianas secundárias.
Tratamento
Para pacientes com bronquite aguda o médico pode recomendar descanso, bastante fluidos, e aspirina (para adultos) ou acetaminofen para a febre.
Geralmente antibióticos não são prescrevidos para bronquite aguda. Isso porque eles não funcionam contra vírus, a causa mais comum para bronquite aguda. Porém, se o médico achar que o paciente tem infecção bacteriana, ele poderá prescrever antibióticos.
Um umidificador ou vaporizador pode ajudar a soltar o muco e aliviar a respiração com chiado e limitação no fluxo de ar aos pulmões. Se a bronquite ocasionar chiados na respiração, a pessoa pode precisar inalar remédios para abrir as passagens de ar. O médico também pode prescrever medicamentos para aliviar ou reduzir a tosse e tartar as via aéreas inflamadas.
Prevenção
Nem sempre é possível a prevenção de bronquite aguda. Porém, pode-se tomar medidas para diminuir o risco. O passo mais importante é não fumar. Também tente evitar outros irritantes dos pulmões, como fumo passivo, fumaças, poluição no ar, e poeira. Lave as mãos frequentemente para reduzir a exposição a germes. Tenha vacina para gripe todos os anos, especialmente se tiver problemas nos pulmões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário