Bronquite crônica, um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica, é definida por uma tosse produtiva que dura de três meses a 2 anos. Outros sintomas podem incluir chiado e falta de ar, especialmente durante exercícios físicos. A tosse é muitas vezes pior logo depois de acordar, e o catarro produzido pode ter uma cor amarela ou verde, podendo apresentar estrias de sangue.
A bronquite crônica é causada por uma lesão recorrente ou irritação do epitélio respiratório dos brônquios , resultando em crônica a inflamação , edema (inchaço), e aumento da produção de muco pelas células caliciformes. O fluxo de ar para dentro e para fora dos pulmões é parcialmente bloqueada devido do muco inchaço e extra nos brônquios ou devido a reversível broncoespasmo.
Maioria dos casos de bronquite crônica são causados por fumar cigarros ou outras formas de tabaco. Inalação crônica de vapores irritantes ou poeira de exposição ocupacional ou a poluição do ar também pode ser causador. Cerca de 5% da população tem bronquite crônica, e é duas vezes mais comum em mulheres que em homens.
A bronquite crônica é tratada com os sintomas. Inflamação e edema do epitélio respiratório pode ser reduzida com inalado corticosteroides. Chiado e falta de ar pode ser tratada através da redução broncoespasmo (estreitamento reversível dos brônquios de menor devido à constrição do músculo liso) com broncodilatadores inalatórios, como β-adrenérgicos agonistas (por exemplo, salbutamol) e inalados anticolinérgicos (por exemplo, brometo de ipratrópio). Hipoxemia também pouco oxigênio no sangue, pode ser tratada com oxigênio suplementar. No entanto, a suplementação de oxigênio pode resultar em diminuição do impulso respiratório, levando a níveis sanguíneos aumentados de dióxido de carbono e subsequente acidose respiratória.
O método mais eficaz de prevenir bronquite crônica e outras formas de DPOC é evitar fumar cigarros e outras formas de tabaco.
Tratamento
Se o paciente tiver bronquite crônica e for diagnosticado com doença pulmonar obstrutiva crônica, ele precisará de remédios para abrir as vias aéreas e ajudar a livrar do muco. Esses medicamentos incluem broncodilatadores e esteróides. Algumas vezes, pessoas com bronquite crônica precisam de terapia com oxigênio para ajuda-las a respirar melhor e ter oxigênio suficiente no corpo.
Prevenção
Nem sempre é possível a prevenção de bronquite crónica. Porém, pode-se tomar medidas para diminuir o risco. O passo mais importante é não fumar. Também tente evitar outros irritantes dos pulmões, como fumo passivo, fumaças, poluição no ar, e poeira. Lave as mãos frequentemente para reduzir a exposição a germes. Tenha vacina para gripe todos os anos, especialmente se tiver problemas nos pulmões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário