quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Doença das Artérias Coronárias



Doença arterial coronária (DAC) é um tipo de doença do coração, causada por bloqueio gradual das artérias coronárias. O coração obtém oxigênio e nutrientes do sangue que atravessa estas artérias.

Nesta doença camadas espessas de
tecido gorduroso, placas, formam-se no interior das paredes dessas artérias. A medida que a placa aumenta em espessura, o fluxo de sangue diminui e às vezes a própria placa, ou um coágulo de sangue formado na placa, podem bloquear completamente a artéria. Isto faz com que o coração receba menos oxigênio. Este estreitamento das artérias pela placa, e às vezes o bloqueio completo, aumentam o risco de ataque cardíaco e morte súbita.
Tratamento
A meta do tratamento é fazê-lo retomar um estilo de vida ativo e completamente produtivo. O tipo de tratamento depende de muitos fatores, como a idade, função do músculo cardíaco e outros problemas de saúde.

A princípio, o tratamento pode incluir mudanças na dieta e um programa de exercício monitorado. O médico pode prescrever um medicamento para prevenir dor no peito. Se depois de algum tempo este tratamento for ineficaz ou se as artérias coronárias estiverem seriamente bloqueadas, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica como a angioplastia que é um método de abrir, ou dilatar, uma artéria parcialmente bloqueada através de um tubo fino (cateter). O procedimento envolve algum risco, porém menor que o da ponte de safena.

Se tiver bloqueios muito graves ou múltiplos, o médico pode recomendar cirurgia "bypass" da artéria coronária. Artérias do tórax, abdômen, ou braço, ou veias das pernas(safenas), são usadas para criar desvios ao redor das áreas de bloqueio nas artérias do coração.
Prevenção
Reveja sua história médica pessoal e familiar e seus hábitos para que saiba qual é o risco de doença arterial coronária que apresenta para que seja capaz de determinar os melhores meios para diminuir tal risco.

Siga o conselho de seu médico para quaisquer mudanças em sua dieta e atividade diária. Alimentar-se com uma dieta saudável, ajustar-se ao tipo certo de exercício, e não fumar são o melhores meios de evitar DAC.

NOTA: Se já teve dor torácica semelhante a angina, procure atenção médica imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário