Shigelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Shigella.
Pessoas infectadas tem diarréia, febre e cólicas estomacais que se iniciam um dia ou dois após o contato com a bactéria.
A diarréia é, frequentemente, sanguinolenta. Os principais afetados são crianças com menos de dois anos de idade e os idosos.
Tratamento
A shigelose é tratada com antibióticos.
Se você acha que pode estar com essa doença, procure seu médico ou centro de saúde o mais rápido possível.
Pessoas com diarréias ou vômitos precisam ingerir bastante líquido.
Prevenção
Não há vacina para prevenir a shigelose.
A transmissão de um indivíduo para outro pode ser prevenida pela lavagem constante das mãos com sabão.
O cuidado deve ser intensificado quando se tratar de crianças que ainda usam fraldas.
Sempre que possível, deve-se evitar o contato de crianças infectadas com crianças não infectadas. Pessoas que cuidam de crianças infectadas devem lavar bem as mãos após a troca de fraldas.
Adultos com shigelose não devem manipular alimentos ou água. Cuidados básicos de higiene e tratamento adequado da água de consumo são as medidas que previnem a shigelose.
Controlo
Melhoria da qualidade da água, destino adequado de lixo e dejetos, controle de vetores, higiene pessoal e alimentar. Educação em saúde, particularmente em áreas de elevada incidência. Locais de uso coletivo, tais como colégios, creches, hospitais, penitenciárias, que podem apresentar riscos maximizados quando as condições sanitárias não são adequadas, devem ser alvo de orientações e campanhas específicas. Ocorrências em crianças de creches devem ser seguidas de isolamento entérico, além de reforçadas as orientações às manipuladoras de alimentos e às mães. Considerando a importância das causas alimentares na diarréia das crianças menores, é fundamental o incentivo ao prolongamento do tempo de aleitamento materno, prática essa que confere elevada proteção a esse grupo populacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário