sábado, 29 de junho de 2013

Molusco contagioso

Doença infecciosa causada por um vírus. A infecção causa o aparecimento de pústulas, cujo interior apresenta uma aparência meio branca-perolada. Rompendo–se sai uma substância branca meio solidificada. Dentro, existe uma quantidade enorme de vírus. Em decorrência de reação alérgica ao vírus, pode surgir urticária em volta das vesículas, causando coceira.
Tratamento
Remédio(para passar)
pode-se usar remédios antissépticos ou à base de nitrato de prata, mas a sua eficácia não é comprovada.
Remédio
Pode-se fazer o uso de remédios chineses (terapia medicinal chinesa) por 1 ou 2 mese, mas a sua eficácia também não é comprovada.
Extração
com uma pinça, retirar as pústulas e esterelizar depois. As crianças costumam chorar bastante. Mesmo acabando-se com todas as pústulas, elas podem voltar a reaparecer.
Esperar até sarar
até as pústulas desaparecerem, costuma demorar um pouco, mas mesmo não se fazendo nenhum tratamento, ela desaparecem.

Fazer uma consulta antes de decidir qual das medidas acimas será tomada. Pode ser uma boa idéia exterminar as pústulas em locais mais visíveis, quando elas estão em pequeno número.
Prevenção
Se após o banho de piscina, você notar uma bolinha no corpo do seu filho parecido com uma verruga, fique atento: ele pode ter sido contaminado pelo vírus Poxvírus, conhecido como molusco contagioso e responsável por uma doença relativamente comum em crianças pequenas que frequentam piscinas de clubes. Além disso, crianças portadoras de dermatite atópica podem ter mais propensão para a doença devido a uma baixa resistência natural da pele.
Segundo o dermatologista Fernando Passos de Freitas, em algumas crianças, o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões. Atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros.
– As lesões são, geralmente, assintomáticas, mas pode ocorrer prurido discreto. Com tamanhos diferentes e agrupadas, as lesões parecem com pequenas verrugas que, frequentemente, se tornam vermelhas e inflamam. Podem ser brilhantes ou ter uma pequena depressão no centro – explica.
Embora seja mais comum em crianças, o molusco contagioso também pode acometer pessoas adultas.
— Neste caso, as lesões localizam-se nos quadrantes inferiores do abdômen, região púbica, genitais ou na região interna das coxas — acrescenta.
Males da piscina na infância
Em geral, as lesões de molusco contagioso não doem, não coçam e não costumam inflamar. Qualquer parte do corpo pode ser afetada, porém, ainda é raro aparecer nas palmas das mãos e nas solas dos pés. Normalmente, a criança contaminada apresenta menos de 20 moluscos em várias partes do corpo.
O problema pode ser verificado, entre duas a oito semanas, após a pele ter sido infectada pelo vírus. Normalmente, cada molusco contagioso sobrevive cerca de 6 a 12 semanas e desaparece. O vírus é transmissível, por isso é fundamental evitar compartilhar objetos pessoais como toalhas, chinelos e roupas de banho. Em piscinas aquecidas, o problema pode ser mais frequente porque o calor e a umidade favorecem o seu desenvolvimento.

O vírus é diferente de outras doenças de pele, pois além de não provocar comichão, dor e infecção grave, também não deixa cicatrizes e, pode apenas, deixar a pele esbranquiçada por um tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário