quarta-feira, 19 de junho de 2013

Cirrose hepática


Cirrose é o nome dado à patologia que afeta um órgão, transformando o tecido formado pelas suas células originais em tecido fibroso, por um processo habitualmente chamado fibrose ou esclerose. Geralmente o termo cirrose é utilizado para designar a fibrose no fígado.

Causas

Apesar da crença popular de que a cirrose hepática é uma doença de alcoólatras, todas as doenças que levam a inflamação crônica do fígado (hepatopatia crônica) podem desenvolver essa patologia:
·         Hepatite autoimune
·         Hepatites virais B, C e D
·         Doenças metabólicas
·         Doença de Wilson
·         Hemocromatose
·         Distúrbios vasculares
·         Insuficiência cardíaca direita crônica
·         Síndrome de Budd-Chiari
·         Cirrose biliar
·         Cirrose biliar primária
·         Cirrose biliar secundária a obstrução crônica
·         Atresia biliar
·         Insuficiência congênita de ductos intra-hepáticos (Síndrome de Alagille)
·         Cirrose criptogênica (causa desconhecida)

Tratamento


O único tratamento totalmente eficaz para portadores de cirrose hepática é o transplante de fígado, mas também pode haver melhoras se for suspenso o agente agressor que originou a cirrose, como o álcool ou o vírus da hepatite. Como o transplante está indicado apenas em situações em que o risco do procedimento é inferior ao risco esperado sem o procedimento, se não houver indicação de transplante deve-se manter acompanhamento médico periódico para a detecção precoce de complicações como desnutrição, ascite, varizes esôfago-gastricas, hepatocarcinoma, procedendo-se intervenção, se necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário